Bingo
Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Aprimorar sua rapidez de reação;
- Memorizar o conceito do conteúdo;
- Aperfeiçoar sua aprendizagem;
- Estimular a disputa para mobilizar a sala;
O referido bingo foi confeccionado com materiais recicláveis e de sucata.
As cartelas foram confeccionadas com papelão, utilizou-se tampinhas de garrafa ornamentadas para chamar o bingo ou botões e um prêmio surpresa para quem ganhasse o mesmo.
Para guardar esse material foi confeccionado um envelope de cartolina como uma proposta bem criativa e que chama a atenção dos alunos para o jogo, além de que serve como um instrumento que auxilia na conservação do jogo.
O bingo é um jogo que pode ser usado como recurso didático que desperte a atenção, curiosidade, motivação e habilidades dos alunos, tornando assim uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento na construção do pensamento, do conhecimento e da autonomia de cada aluno.
As cartelas do bingo devem ser confeccionadas de acordo com o conteúdo, deixando que o aluno descubra através da chamada dele, o resultado do mesmo.
A nossa proposta é utilizar os conteúdos de Língua Inglesa com uma visão nova e nada melhor que utilizar-se dos jogos para isso. O bingo acima foi feito com o conteúdo "HORAS", para uma turma de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, mas pode ser usado também para outras turmas desde que o conteúdo se adeque a elas.
Apresentação feita para a turma 2008.2, Letras-noturno, à disciplina: Oficina de Elaboração de Recursos Didáticos, por Géssica Vicencia Bendito e Ednalva Virginio da Silva.
Jogo da Memória
Objetivos:
- Estimular a memória;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Desenvolver a capacidade de observação e concentração.
O jogo foi confeccionado com material reciclável: caixa de sapato, papelão, tinta de tecido e gravuras.
Divertido e fácil de confeccionar o Jogo da memória vem auxiliar na aprendizagem.
O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.
Este jogo foi produzido na proposta da Língua Inglesa, para trabalhar com o conteúdo "Animais", para uma turma de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental II, como também para as turmas do Ensino Fundamental I, a proposta é formar não só os pares dos Animais como também dos seus respectivos nomes em inglês.
Apresentação feita para a turma 2008.2, Letras-noturno, à disciplina: Oficina de Elaboração de Recursos Didáticos, por Géssica Vicencia Bendito e Ednalva Virginio da Silva.